Como implementar Alta Disponibilidade nas pequenas e médias organizações

Empresas e organizações governamentais crescentemente requerem operação ininterrupta de seus sistemas de dados para a execução eficaz de suas atividades. Contudo qualquer sistema por maior que seja sua robustez pode ficar indisponível, devido a operações de manutenção previamente planejadas ou a falhas súbitas.

Neste blog descreveremos como a B2F implementou Alta Disponibilidade nos serviços on-line de um dos seus Clientes, empresa de médio porte, e compartilharemos alguns aprendizados desta experiência que podem ser úteis a qualquer um que esteja planejando algo semelhante.

Alta Disponibilidade é normalmente expressa como porcentagem do tempo total de atividade durante um determinado período (um mês ou um ano). Exemplo:

 

Nível de Disponibilidade

% de Disponibilidade (SLA)

Tempo indisponível por mês (minutos)

2 noves

99%

432

3 noves

99,9%

43,2

3,5 noves

99,95%

21,6

4 noves

99,99%

4,32

 

Essa determinação é normalmente feita pela análise do valor do investimento para aumento da disponibilidade versus o valor das perdas incorridas atribuíveis a indisponibilidade e varia de caso a caso. Para uma corretora online com operações nas principais bolsas internacionais, 30 minutos de inatividade resultaria em perda significativa de receita, enquanto que uma parada de mesmo tempo em um serviço de e-mail pode não ter importância significativa.

Desta forma¸ após rigorosas análises do custo de inatividade para os diferentes serviços em sua plataforma o nosso cliente determinou que seus serviços críticos de negócios requerem SLA de 99,95% de disponibilidade, ou seja, toleram uma inatividade máxima de 21,6 minutos por mês.

Ao receber esta demanda do cliente, a B2F demonstrou que para atingir tal disponibilidade no usuário final se faz necessário aplicações solidamente construídas rodando em plataformas de hardware, sistemas operacionais, midleware, base de dados, ambiente de telecomunicações e datacenters com disponibilidade igual ou superior a 3,5 noves.

Como o cliente atestou que sua camada de software aplicativo ultrapassava a disponibilidade 3,5 noves, obtivemos a disponibilidade desejada com solução resistente a falhas e excelente relação preço performance implementando todos serviços críticos em uma configuração Ativa-Passiva que espalha a infraestrutura de hardware, midlewares, bases de dados, e networking em regiões geograficamente distintas de um conhecido provedor de serviços de nuvem que ( Cloud Computing ) oferece a disponibilidade requerida em todos estes componentes inclusive nos serviços de bases de dados.

A solução implementada teve custos de investimento e tem custos operacionais menores do que teria se o cliente houvesse decidido pelo modelo padrão de implantação. Como exemplo, implementar disponibilidade requerida construindo datacenters em diferentes geografias bem como adquirindo para o seu ativo, integrando e operando com pessoal próprio todos os componentes de hardware, softwares, e telecomunicações necessários. Isso demonstrou que  Cloud Computing coloca ao alcance da média e pequena empresa recursos para a transformação digital que até pouco tempo eram exclusivos dos gigantes de cada setor econômico.